Dia Nacional do Livro Infantil: estimule a leitura na infância com lançamentos das Editoras Moderna e Salamandra

18 de abril é uma homenagem a Monteiro Lobato, ícone da literatura infantojuvenil.

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. As histórias infantis permitem que a criançada faça viagens fantásticas, cheias de aventura, magia e encanto. A frase “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, de Monteiro Lobato, traduz bem a importância da leitura para a formação pessoal. Por ser um dos grandes responsáveis pela riqueza da literatura infantil brasileira, o Brasil dedicou a data de 18 de abril como o Dia Nacional do Livro Infantil para homenagear o escritor.

As Editoras Moderna e Salamandra entendem a necessidade de valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. Possui em seu catálogo mais de 1200 obras voltadas ao público infantojuvenil visando promover a leitura como uma atividade prazerosa e significativa. Recentemente, as casas editoriais lançaram várias obras, entre elas, de autores consagrados como Ruth Rocha, Douglas Tufano e a ilustradora Mariana Massarini. Veja abaixo:

Coleção “Coisinhas à toa que deixam a gente feliz” (Ruth Rocha e Otavio Roth)- Em 1993, o autor Otavio Roth teve a ideia de escrever uma série infantil que falava de pequenas coisas que podiam deixar a vida mais feliz. Coisas como acordar com cafuné, começar caderno novo, comer pão quentinho de manhã, ter um vaga-lume aceso na mão etc.

Criou então dois livros delicados, com versos singelos e bem-humorados, chamados “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz” e “Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”. Na época, a escritora Ruth Rocha, que já havia publicado alguns livros em parceria com Roth – entre eles, Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa e Declaração Universal dos Direitos Humanos -, assinou os textos para a contracapa dessa nova coleção.

Agora, a Editora Salamandra relançou a coleção “Coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, com mais dois volumes de autoria da própria Ruth Rocha, que quis assim prestar uma homenagem ao seu antigo parceiro de histórias: As ilustrações são de Mariana Massarani.

“Como surgiu o João-de-Barro” (Ed. Moderna) – As histórias criadas pelos índios fazem parte do dia a dia de muitas crianças e por vezes essa cultura é carregada de estereótipos. Douglas Tufano traz nessa obra um enredo que visa quebrar preconceitos e tornar simples os conhecimentos dessa comunidade. Tudo começa quando um forte guerreiro, Jaebé, se apaixona pela filha do chefe da aldeia. Decidido a se casar com ela, o índio é confrontado pelo pai da jovem, que lhe lança um desafio para que prove o seu amor. Para isso, o rapaz deve ficar nove dias enrolado em couro de anta, sem comer ou beber, e assim mostrar o quão resistente ele é. Nessa obra, os leitores são surpreendidos com um final inusitado que valoriza a visão dos índios a respeito dos animais.

Em “Terra dos Papagaios” (Ed. Salamandra), de Mariana Massarani, as divertidas imagens dos animais da fauna brasileira auxiliam os pequenos a aprenderem contar de um a dez. Junto com os curumins, as crianças embarcam em uma aventura na floresta e têm a oportunidade de conhecer os animais mais curiosos da fauna brasileira, como papagaios, araras, onças e muitos outros bichos. Na obra, Mariana promete encantar os leitores a partir dos dois anos de idade com um livro cheio de cores.

Em Luna em… Eu quero saber! Astronomia (Ed. Salamandra), a garota mais curiosa da televisão, o seu irmão Júpiter, e Cláudio, seu furão de estimação, admiram o céu estrelado e várias questões começam a surgir. Logo, eles fazem de conta que são estrelas para entender melhor o assunto. Luna lembra que ganhou do seu bisavô um livro muito especial sobre constelações e, ao lê-lo, quer saber ainda mais sobre o tema Para aprofundar os conhecimentos no campo da astronomia, a turma vai em busca de um telescópio, mas não conseguem ver o que desejam. Novamente, a imaginação dos personagens entra em ação e, dessa vez, transformam-se em astronautas. Nessa viagem ao espaço, eles descobrem que o Sol é uma estrela, compreendem porque as coisas sempre caem para baixo, entre outras coisas.

Sobre a Moderna
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Sobre a Salamandra
Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.

INFORMAÇÕES S2Publicom
Mariana Shinkawa – mariana.shinkawa@s2publicom.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: