Temporal e granizo é registrado em cidades de Santa Catarina

As cidades como Lages, Ituporanga, Atalanta, Petrolândia e São Ludgero também haviam registrado temporais com a formação de gelo. Florianópolis também registrou chuva de granizo no fim da tarde desta quinta-feira (24).
Segundo informação da Defesa Civil de Florianópolis, a ocorrência de granizo na Capital ocorreu entre as 17h e 17h30min e se concentrou mais na região do Sul da Ilha. Em algumas cidades foram registrados prejuízos em lavouras, galpões e residências.
Até as 18h, nenhuma das situações havia ocasionado chamados de ocorrências à Defesa Civil. Segundo o diretor da Defesa Civil, o granizo registrado na Capital era pequeno e não provocou maiores complicações. Garopaba e Armazém, no Sul do Estado, também tiveram registros de granizo.
Um alerta de temporal foi emitido automaticamente cerca de uma hora antes do registro de temporal.
O granizo registrado nesta quinta-feira em Florianópolis é resultado do encontro entre a formação de uma frente fria que se desloca em direção ao Litoral e uma tarde de muito calor que vinha sendo registrada ao longo da quinta-feira.
Nas imagens de satélite, é possível ver que a formação se deslocava no fim da tarde em direção ao Litoral, passando por cima da região central e do Sul da Ilha de Florianópolis. Mais cedo, o granizo havia sido registrado no Alto Vale do Itajaí, Serra e no Sul do Estado.
Para esta sexta-feira, a previsão do órgão meteorológico do governo do Estado prevê sol em todas as regiões durante o dia, com aumento da nebulosidade a partir da tarde. No Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, pancadas isoladas de chuva com raios na tarde e na noite também estão previstas. A temperatura deve ficar mais amena do Centro ao Leste do Estado, e mais elevada no Oeste.
No fim de semana, a previsão aponta sol com algumas nuvens. Na Grande Florianópolis e no Norte do Estado, há chance de chuva fraca e isolada no início e fim do dia devido à circulação marítima.

Fonte: Papanduva Notícias

Comentários